Trabalhos
O OGC é órgão do Governo britânico que tem como objetivo desenvolver metodologias e criar padrões dentro dos departamentos do governo britânico, buscando otimizar e melhorar os processos internos.
Com objetivo melhorar os processos dos departamentos de TI do governo britânico. Desde o seu surgimento em 1980, as empresas e outras entidades do governo perceberam que as práticas sugeridas poderiam ser aplicadas em seus processos de TI também. Em 1990 a ITIL acabou se tornando um padrão de fato em todo o mundo, e a partir dela houve várias adaptações de outros fornecedores, como a Microsoft, IBM e HP.Foi uma ideia que nasceu na Inglaterra, na década de 80, quando a Tecnologia da Informação ainda estava bastante afastada área de negócios.
Usa-se o termo biblioteca por que são praticas especificadas em livros.
A adoção das práticas do ITIL pode trazer vários benefícios ao funcionamento da área de TI e à sua relação com a empresa. Alguns deles são: redução no tempo de execução dos serviços e de solução de problemas, aumento dos níveis de satisfação dos usuários e clientes, redução de custos operacionais e melhor controle, definição de estratégias e desenhos do serviço e gestão do setor através de um ciclo de vida de serviços bem definido.
As empresas de grande porte já estão maduras e investindo nesta adoção as boas práticas de mercado, mas as de médio e pequeno porte ainda não chegaram nesse estágio e se destacam aquelas que começam a enxergar a ITIL com um benefício em seu negócio.
Não é correto afirmar que um processo é “compatível com a ITIL”, nem mesmo falar em implantar a ITIL. O objetivo é implementar o Gerenciamento de Serviços de TI, e para isto pode ser utilizado a ITIL como base das