Trabalhos
“A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo.” Existem inúmeras culturas diferentes uma das outras, isso faz com que os indivíduos tenham visões diferentes e muitas vezes desencontradas das coisas. Herdamos a cultura de inúmeras gerações o preconceito em relação a comportamentos fora dos padrões aceitos pela maioria da sociedade.
“O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.”
O etnocentrismo faz avaliação do outro, é o julgando inferior ou superior diante dos valores culturais e morais, não aceitando as diversidades que existem.
Praticamos o etnocentrismo quando agimos com juízo de valor, achamos que somos melhores que os outros, não respeitamos a individualidade e diferença do nosso próximo, quando achamos que nosso País é melhor, nossa raça é a mais pura. O bullying é um forte exemplo de etnocentrismo, você pode ser alvo de bullyng tanto por ser magro como gordo, alto ou baixo, por ser negro ou albino, entre outras diferenças, existentes entre os povos e as raças.
A homofobia é uma forma de etnocentrismo, não se deve julgar uma pessoa, pela sua opção sexual, e sim por seu caráter. Uma pessoa pode ter índoles boas ou más sendo homossexual ou hétero, branco, negro ou asiático, rico ou pobre. O etnocentrismo é exatamente você impor sua verdade sobre a verdade dos outros.
Um caso a se destacar aqui de etnocentrismo foi o NAZISMO que foi comandado por Adolf Hitler na Alemanha após a segunda guerra mundial. Os nazistas tinham pensamentos e ideias racistas, odiavam homossexuais, comunistas e odiavam e massacravam judeus em campos de concentração, onde avaliava a “raça ariana” a única capaz de trazer o progresso da civilização, e, portanto deveria permanecer