Trabalho
TIRISTORES
O QUE É TIRISTORES? O nome Tiristor engloba uma família de dispositivos semicondutores multicamadas, que operam em regime de chaveamento, tendo em comum uma estrutura de no mínimo quatro camadas, semicondutores numa sequência P-N-P-N (três junções semicondutores), apresentando um comportamento funcional. Os tiristores permitem por meio da adequada ativação do terminal de controle, o chaveamento do estado de condução, sendo que alguns tiristores ( mas não todos) permitem também o chaveamento do estado de condução, também pelo terminal de controle. Como exemplo de tiristores, podemos citar o SCR, TRIAC, CTO, SCS.
TIRISTOR SCR
Silicon Controlled Rectifier (Retificador Controlado de Silício). É um dispositivo NPNP de 4 camadas. Em seu estado normal o SCR bloqueia a passagem de corrente (ou tensão) entre os seus dois terminais. Porém quando o eletrodo do GATE é submetido a uma voltagem apropriada, a corrente passará livremente e levada a carga ao estado ligado (ON). Se a voltagem nos dois terminais do dispositivo for invertido for invertida o mesmo irá assumir um estado de alta impedância novamente, não podendo ser mais ativado por uma tensão no gate. Ou seja, o SCR equivale a um retificador convencional. Exceto que o gate controla o inicio do seu funcionamento, a partir de quando o dispositivo se torna indepedente da tensão do gate. Como Funciona: O SRC funciona de modo idêntico ao de um diodo de quatro camadas (DIAC). Porém enquanto o DIAC dispara quanto a tensão entre seus terminais atinge o nível de disparo, e este ponto não é controlado, o SCR permite o disparo do instante em que isso é necessário. Isso acontece por meio de um pulso de corrente aplicado ao gate.
Um pulso de corrente aplicado ao gate permite a circulação de corrente anodo-catdo, esta só cessar´pa a partir ponto em que a corrente entre os terminais estiver abaixo da corrente mínima de funcionamento (corrente de manutenção), o a tensão anodo-catodo estiver