Trabalhos
O livro “O que é pedagogia?”, de Paulo Ghiraldelli Jr, é dividido em oitos partes. Nele, o autor aborda a pedagogia desde os tempos remotos até os dias atuais, detalhando a sua importância em cada época e fase do desenvolvimento, além da sua abrangência e expansão em diversas áreas.
Na primeira parte da obra, “Pedagogia: Utopia, Ciência, Filosofia”, GHIRALDELLI trata das diversas conotações do termo pedagogia, a partir dos conceitos de pedagogia, educação e ciência da educação. A tese do autor é que, desde os tempos antigos, notadamente na Grécia antiga, a pedagogia vem sofrendo um processo distinto que busca uma definição intrínseca da sua compreensão, o qual aponta o papel fundamental da pedagogia, da sua função e da sua contribuição para a educação. Partindo da concepção de três filósofos, DURKHEIM, DEWEY e HERBART, que tentaram definir o conceito de pedagogia, GHIRALDELLI propõe uma compreensão sintética, concluindo que o termo pedagogia, na verdade, refere-se à teoria da educação.
Na segunda parte, “Pedagogia e Infância”, GHIRALDELLI procura delimitar o que é pedagogia nos dias atuais, principalmente no que concerne à melhor forma de educar uma criança. O autor, assim, procura explicar as novas formas metodológicas para solucionar e romper com alguns paradigmas sobre a educação infantil, além de posicionar-se em prol do abandono de velhos hábitos e da adoção de novas posturas para melhor atender às necessidades dos pequenos, inclusive citando diversos filósofos que contribuíram para esse novo entendimento, afirmando que o melhor modelo capaz de satisfazer e estimular as crianças é aquele que, efetivamente, respeita-lhes sempre o seu ritmo de aprendizagem.
Em “A infância e a Pedagogia na Sociedade do Trabalho” terceira parte, No século XX, a escola torna-se de direito o lugar da infância, mas não seu lugar de fato. Então, entra a pedagogia manifestando-se por meio de uma nova linguagem: a “escola