Eletresidade
1714 palavras
7 páginas
Um pára-raios é uma haste de metal, de cobre ou alumínio, destinado a dar protecção aos edifícios atraindo as descargas eléctricas atmosféricas, raios, para as suas pontas e desviando-as para o solo através de cabos de pequena resistência eléctrica. Como o raio tende a atingir o ponto mais alto de uma área, o pára-raios é instalado no topo do prédio.Chama-se também pára-raios, ou descarregador, o aparelho destinado a proteger instalações eléctricas contra o efeito de cargas excessivas (sobretensões) e descarregá-las na terra.
Pára-raios de Melsens
Foi estudado para o mesmo que o pára-raios de Franklin, o pára-raios de Melsens adota o princípio de gaiola de Faraday. Consiste em envolver o edifício numa armadura metálica, aproveitando as linhas da própria arquitectura para a passagem da descarga para a terra.
Pára-raios em instalações eléctricas
Na protecção de instalações eléctricas, o pára-raios, ou descarregador, é colocado num ponto da instalação em que se forme um máximo da onda de tensão eléctrica. Na instalação, intercala-se um dispositivo que obrigue a onda de corrente eléctrica, em quadratura com a onda de tensão eléctrica, a ter uma inversão nesse ponto. Os tipos de pára-raios empregados em instalações eléctricas são: de antena, de rolos, de peróxido de chumbo e electrolítico.
Inibidor de raios
O inibidor de raios é um elemento de protecção que, ao contrário do pára-raios, evita a formação do traçador através do qual se produz a descarga. Deste modo impede o processo natural de formação do raio numa área determinada.
Os pára-raios tradicionais protegem as estruturas mas não podem evitar os efeitos negativos da indução electromagnética causada pela grande energia que se transmite durante a descarga, de que todos os aparelhos existentes, tanto eléctricos como telefónicos, informáticos, electrónicos, etc. se ressentem em maior ou menor medida, e que pode mesmo causar a sua completa destruição.
O inibidor de raios proporciona protecção não só contra