Trabalhos
Algumas tecnologias já estão bem desenvolvidas, mas precisam de estudos de impacto ambiental ou outras tecnologias que ainda não existem para poderem virar realidade.
Veja o caso do filme Avatar. A ideia de Cameron tinha surgido em forma de sonho em 1995. Ficou engavetado estes anos todos por falta de tecnologia para realizá-lo. Cameron ainda vai ser lembrado por ter inventado a câmera 3D stereoscopic e as legendas 3D, por exemplo. Cameron está ajudando a NASA com esta tecnologia para exploração de Marte.
Só para ajudar você se situar, Itamar Franco era presidente em 1993 e relança o Fusca. Foi o ano da chacina da Candelária. Fernando Henrique assume o Ministério da Fazenda e lança a URV (Unidade Real de Valor) que depois viraria o Real, nossa moeda atual. Faz tempo, certo? A AT&T previu dentre as tendências de tecnologia para o cotidiano as mais prováveis. E acertou. Todas.
Então o que há nos bastidores que poderíamos prever o amanhã? Vai uma listinha provável:
Eletricidade sem fios: Já existe e os inventores são do MIT (Massachusetts Institute of Technology), registrado pelo sérvio Nikola Tesla. O nome da tecnologia e WItricity, de WIreless ElecTRICITY. Imagine o fim dos cabos para todo e qualquer tipo de equipamento, inclusive motores de automóveis? Chance de sobrevivência: 90%
Aviões movidos a Scramjet: Esta tecnologia permitiria uma viagem entre a Europa e Estados Unidos em 30 minutos. Já foi testada em aeronaves não-tripuladas em 2001 e o projeto ficou inviável, na época. No ano passado, voltou-se a falar no assunto e novos testes estão sendo feitos. Chance de sobrevivência: 50%
Carros sem motorista: Fim dos acidentes de trânsito e dos maus motoristas.