Trabalhos
A filosofia de Rousseau tem como ausência a crença de que o homem é bom naturalmente, embora esteja sempre sob o julgo da vida em sociedade, a qual predispõe á depravação. Para ele o homem e o cidadão são condições paradoxais na natureza humana, pois é o reflexo das incoerências que se instauram na relação do ser humano com o grupo social, que inevitavelmente o corrompe.
É assim que o homem para Rousseau, se transforma em uma criatura má, a qual só pensa em prejudicar as outras. Por esta razão o filosofo idealiza o homem em estado selvagem pois primitivamente ele é generoso. Um dos equívocos cometidos pela sociedade é a pratica da desigualdade, seja a individual
Ele acreditava que a carência de igualdade na personalidade humana é algo que integra sua natureza; já a desigualdade social deve ser eliminado, pois priva o homem do exercício de liberdade.
Para melhor analisar esta características Para melhor analisar esta características, ele estabelece três etapa evolutiva na jornada do homem.
1º refere-se ao homem natural, subjugado pelos instintos e pelas sensações.
2º diz a respeito ao homem selvagem, já impregnado por confrontos morais e imperfeições
3º S condição do homem civilizado, marcada por intensos interesses privado, que sufocam sua moralidade.
É neste processo que o indivíduo se converte em um ser egoísta e individualista, convertendo sua bondade natural. A solução apontada por Rousseau para esta situação é enveredo pelo caminho do autoconhecimento, através do campo emotivo da humanidade.
Rousseau defende a formação da natural no seu lar,junto aos familiares, por constituir um ser integral votado para si mesmo, que vivo de forma absoluta. Já o cidadão deve ser educado no circuito publico proporcionado pelo estado, pois é tai somente uma parte de todo, e por esta razão engendra uma vida