Qwert
A hereditariedade corresponde ao conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas, através da reprodução.
O ADN é a molécula que armazena as informações genéticas. É através do ADN (ácido desoxirribonucleico) que o núcleo controla o funcionamento da célula.
O ADN é formado por duas cadeias de sequências de nucleótidos, enroladas em dupla hélice. O nucleótido é a unidade básica do ADN e é formado por uma molécula de um açúcar (a desoxirribose), um grupo fosfato e por uma das seguintes bases azotadas: timina (T), adenina (A), citosina (C) e guanina (G).
O segmento de ADN que determina uma característica designa-se gene. O gene é a unidade de informação genética. A um conjunto de genes denomina-se genoma.
Sabe-se que através dos cromossomas existentes nos gâmetas, que ocorre a transmissão da informação hereditária dos progenitores para os seus descendentes. A espécie humana possui 46 cromossomas. Cada indivíduo recebe 23 cromossomas presentes no espermatozoide e fazem par com os restantes 23 presentes no óvulo. Os cromossomas apresentam um conjunto de genes para as mesmas características, designando-se cromossomas homólogos.
Os genes que codificam uma informação para a mesma característica, chamam-se alelos. Um par de alelos iguias denominam-se homozigóticos e um par de alelos diferentes designa-se heterozigótico. O gene dominante expressa sempre a sua informação, enquanto que o gene recessivo só expressa se o par for constituído por dois alelos iguais.
Existem 22 pares de cromossomas idênticos em ambos os sexos, designados autossomas e o par 23 é diferente conforme o sexo. XX no sexo feminino e XY no sexo masculino. São chamados cromossomas sexuais ou heterossomas.
O óvulo transporta o cromossoma X enquanto