qwert
Podemos verificar que atualmente para manter-se e/ou destacar-se no mercado consumidor, está ficando cada vez mais concorrido. Estar atualizando-se e apresentando novidades para a sociedade buscando sempre um diferencial pode ser mais um aspecto que promove o desenvolvimento econômico e social.
Para Dornelas (2005), o surgimento dos primeiros empreendedores no Brasil; deu-se segundo uma abertura maior da economia nos anos 90, mas esses novos empreendedores não possuíam conhecimento suficiente para administrar seus empreendimentos. Daí então, o SEBRAE possibilitou o fácil acesso aos suportes técnicos para as empresas que assim necessitassem.
O movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na decada de 1990, quando entidades como o SEBRAE ( Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) e Softex ( Sociedade Brasileira para exportação de Software) foram citadas. Antes disso praticamente não se falava em empreendedorismo e em criação de pequenas empresas. (DORNELAS, 2005, p.26).
Existem outros programas que podem auxiliar o empreendedor, tais como Softex e o GENESIS (Geração de Novas Empresas de Software, Informação e Serviço) que foram criadas para apoiar empresas no ramo de tecnologia da informação, onde através destes programas pode ser popularizado no Brasil o Plano de Negócios (Business Plan). O governo federal também criou o programa Brasil Empreendedor, que visa o crescimento na capacitação do profissional empreendedor.
Um estudo do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), pesquisa que mede a evolução de empreendedorismo no Brasil com relação aos demais países. Pode-se verificar dois tipos de empreendedorismo no Brasil. O primeiro seria:
O empreendedorismo de oportunidade, onde o empreendedor visionário sabe onde quer chegar, cria uma empresa com planejamento prévio, tem em mente o crescimento que quer buscar para sua empresa e visa geração de lucros, empregos e riquezas. (DORNELAS, 2005,