Trabalhos
Unidade I O CINEMA Cinema são fotografias em movimento, projetadas em uma tela a uma determinada velocidade, criando a impressão de movimento. As imagens podem não ser suficientes para contar as histórias, daí ela se apóia a outros elementos: o Som; o Narração (voz OFF); o Textos O filme é feito por milhares de fotografias, que chamamos de fotogramas. A cada fotograma, a imagem ou objeto está em uma posição ligeiramente diferente da anterior. A cada segundo, 24 fotogramas são projetados numa tela, produzindo a sensação do movimento.
fig. 1 Linguagem audiovisual: ROTEIRO Foco Dramático: Entendemos por foco dramático o ponto ou ação de uma CENA a que se quer atrair a atenção do espectador. A atenção do espectador será voltada para os seguintes pontos:
1
a) O personagem que estiver falando; b) O personagem que se movimentar; c) O personagem mais bem iluminado ou com roupa mais clara; d) Personagem em foco; e) Personagem em primeiro plano; f) Pontos brilhantes na cena mais escura.
O ROTEIRO É onde tudo começa: o primeiro passo para transformar uma idéia em algo concreto e palpável. Se você quiser falar sobre um assunto amplo e generalizado, como a desigualdade social, é preciso objetivar um fato ou um personagem que passe por essa experiência de desigualdade social. Idéias e conceitos não dão bons vídeos; experiências humanas, sim. O ROTEIRO humaniza o personagem – mesmo que se trade de um animal. A IDÉIA (imagem geradora) A idéia principal para o roteiro surge de uma imagem que aparece de repente no nosso contato com o mundo: andando pela rua, relacionando-nos com alguém, lendo um livro, uma matéria de jornal, presenciando um fato ou fenômeno que nos desperta em encantamento repentino que nos ilumina. Pensemos no roteirista que, andando pela rua, observa uma mulher passando mal em plena calçada sem que ninguém se importe com ela. Todos estão indiferentes, ninguém a socorre. Este fato não sai