Trabalhos
O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. O tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram-no em massas homogêneas viscosas de coloração negra, denominadas jazidas de petróleo.
TIPOS DE PETRÓLEO
- Petróleo Brent: petróleo produzido na região do Mar do Norte, provenientes dos sistemas de exploração petrolífera. É o petróleo na sua forma bruta sem passar pelo sistema de refino.
- Petróleo Light: petróleo leve, sem impurezas, que já passou pelo sistema de refino.
- Petróleo Naftênico: petróleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftênicos.
- Petróleo Parafínico: petróleo com grande concentração de hidrocarnonetos parafínicos.
- Petróleo Aromático: com grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos.
FRAÇÕES DO PETRÓLEO
Frações do petróleo são as partes comerciais obtidas pelo processamento nas operações de refino e é uma divisão por pontos de ebulição, por isso, também são chamadas produtos de petróleo. O petróleo (óleo de pedra) é uma mistura de compostos orgânicos, com predomínio de hidrocarbonetos, mas que contém outros elementos ou compostos. O carbono está presente com 84% seguido do hidrogênio (14%), enxofre (de 1 a 3%), nitrogênio, oxigênio, metais e sais, estes com menos de 1% de presença.
Muitos dos compostos saem prontos para serem comercializados, mas outros devem ser processados quimicamente para criar outras frações. Após o fracionamento do petróleo têm-se o gás liquefeito do petróleo (GLP), a gasolina, éter de petróleo, a benzina especial, a ligroína, o óleo diesel, a querosene e outros óleos lubrificantes.
Após esses e outros tratamentos das frações de petróleo, elas são resfriadas e misturadas para formar produtos como a gasolina de vários tipos, com ou sem aditivos, os óleos lubrificantes com diferentes pesos moleculares e tipos e, a querosene de vários tipos.