Trabalhos
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO E FISIOTERAPIA
CURSO DE NUTRIÇÃO
MICRONUTRIENTES E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O SER HUMANO
GOIÂNIA
2013
MICRONUTRIENTES E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O SER HUMANO
Trabalho de Pesquisa apresentado à disciplina de Química Geral do curso de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC)
Professora Tatiana Zuppa
Goiânia
2013
INTRODUÇÃO
As substâncias ou elementos retirados do ambiente e usados para construir novos componentes celulares ou para obter energia são chamados nutrientes. Os nutrientes podem ser divididos em duas classes: macronutrientes e micronutrientes. Ambos os tipos são imprescindíveis, mas os primeiros são requeridos em grandes quantidades por serem os principais constituintes dos compostos orgânicos celulares e/ou serem utilizados como combustível. São formados por carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e enxofre e totalizam cerca de 90% da composição celular. Os demais 10% são constituídos pelos micronutrientes: potássio, cálcio, ferro, manganês etc. Os elementos ferro, magnésio, manganês, cálcio, molibdênio, selênio e outros são encontrados sempre na forma inorgânica, fazendo parte de minerais. Alguns (magnésio, potássio, fósforo e ferro) são requeridos em quantidades relativamente grandes, quando comparados a outros (cobalto, níquel, molibdênio, selênio, zinco, etc), necessários em quantidades muito pequenas. Nas páginas que se seguem teremos as informações dos micronutrientes.
MANGANÊS
1. Grupo: 7
2. Período: 4
3. Número Atômico: 25
4. Número de Massa: 54,94
5. Representado na Tabela Periódica pelas letras Mn, é um metal de transição.
6. Fonte Alimentar: As fontes mais ricas em manganês são os grãos integrais, leguminosas, nozes e chás. As frutas e vegetais são fontes moderadas.
7. Importância: necessário para a ativação de diversas enzimas;