Trabalhos
1
O relacionamento interpessoal está associado, primeiramente com a própria pessoa, com o seu “eu”. O conhecimento dos próprios sentimentos, da formação profunda e verdadeira de si mesmo, proporciona um bom nível de autoconhecimento. Como resultado prático desse autoconhecimento temos:
• Processo de pensamento consciente;
• Auto-reflexão;
• Senso ou intuição da realidade externa, ou seja sair de dentro de si e olhar como um observador que entende a realidade externa.
Ao percebermos a realidade externa, estamos nos conectando com estados de consciência mais expandida, isto é, estaremos nos interessando pelo “outro” de forma consciente e verdadeira. Essa aptidão é bastante valorizada atualmente, pois as pessoas com essa capacidade conseguem estabelecer relacionamentos interpessoais mais produtivos. Dessa forma, o saber trabalhar em equipe origina-se na formação “intrapessoal”. Se me conheço, consigo entender qual seria o melhor formato para estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, reconhecendo o outro.
Na essência do relacionamento temos: Primeiro há que se ter autoconhecimento.
Essa competência ou aptidão é bastante importante e procurada pelas organizações, pois as pessoas com essa capacidade conseguem definir e estabelecer relacionamentos interpessoais mais efetivos e eficazes.
2 –
As pessoas complicam o processo decomunicação. Comunicar é pôr em comum. A grande dificuldade que se apinha nesse processo é ter eficácia da comunicação. A eficácia não acontece por motivos tranquilamente solucionáveis. Usar umvocabulário adequado para cada receptor do que se deseja comunicar é uma das melhores práticas para compreensão. Veja uma síntese do processo de comunicação:
EMISSOR: é a pessoa que transmite a mensagem. Primeiramente, antes de tentar transmitir aquilo que deseja à outra parte, o próprio emissor deve certificar-se de que entendeu o que pretende transmitir. Repetidas vezes