Trabalhos
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
MAYRA GARCIA DA SILVA
SEGURANÇA NO TRABALHO
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
RIO BRANCO
2013
MAYRA GARCIA DA SILVA
SEGURANÇA NO TRABALHO
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Trabalho apresentado para avaliação da disciplina de Introdução à Engenharia, do curso de Engenharia Civil, da Universidade Federal do Acre ministrada pelo professor Lauro Julião.
RIO BRANCO
2013
SEGURANÇA DO TRABALHO
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
As principais atividades da segurança do trabalho são prevenção de acidentes, promoção da saúde, prevenção de incêndios.
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
O Equipamento de Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade, ou seja, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a atenuação dos riscos e não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho.
Os equipamentos de proteção coletiva - EPC são dispositivos utilizados no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos inerentes aos processos, tais como o enclausuramento acústico de