Trabalhos
Acadêmica: Alda Santos Luciana Ribeiro
Curso: Pedagogia 1 ª fase
Data: 04/12/12
Resumo
Este peiper pretende analisar e problematizar apresentando também algumas soluções no que se refere à educação de jovens e adultos e a falta de politicas publica para a educação na terceira idade, enfatizando que falta maior interesse por parte de governo para esta área falta investimentos na infraestrutura de nossas escolas e melhores salários para os nossos professores.
Palavras – chave: Idosos. Educação. Analfabetismo. Infraestrutura
Introdução
Com este trabalho pretende - se explicar a falta de politicas publicas educacionais de jovens e adultos, iremos abordar também o analfabetismo como um problema social que afeta principalmente os idosos. “Soa até estranho pensar na relação entre velhice e educação numa sociedade que tem a infância e a juventude como fases racionalmente destinadas a vivencia escolar”. (Philippe Aries – 1981), fica evidente o surgimento da sociedade moderna industrial e a universalização da educação escolar, como os principais determinantes da infância como fase etária diferenciada da fase adulta, sendo que até a idade média a criança era tratada como um “adulto em miniatura”. Dai os métodos pedagógicos adotados por essa sociedade tendo como foco principal formar e disciplinar futuros trabalhadores para a indústria sendo assim mais variável investir em educação já nas primeiras fases da vida.
Analfabetismo e a falta de políticas pública educacional para terceira idade.
É invisível e incontrolável a grande quantidade de analfabeto existente e nosso país e grande parte desses analfabetos estão inseridos a população idosa cerca de 49% são analfabetos funcional( 13% entre não idosos), 4% afirmam só saber ler e escrever seu próprio nome ( 1% entre os idosos não idosos). Mostram os dados da fundação Perseu Abramo, obtidos na pesquisa sobre o papel sócio