Anatomia
Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de: Descrever o trajeto dos espermatozóides pelas vias
OBJETIVOS:
espermáticas, desde o local da sua formação até a sua eliminação; Descrever e identificar os órgãos genitais masculinos e femininos internos e suas principais características anatômicas; Descrever e identificar os órgãos genitais masculinos e femininos externos e suas principais características anatômicas; Reconhecer as partes e características da uretra masculina. Compreender a disposição do peritônio e suas expansões na cavidade pélvica; Descrever e identificar a mama e suas principais características anatômicas.
Conceito e funções
O sistema genital masculino é constituído por um conjunto de órgãos internos e externos que são responsáveis por produzir gametas masculinos, os espermatozóides, e transferi-los para o sistema genital feminino através do coito ou cópula. Outra função do sistema genital masculino consiste em produzir e secretar hormônios sexuais que mantêm os órgãos sexuais masculinos e contribuem para a libido masculina (desejo sexual).
Órgãos genitais masculinos internos
Testículo
Epidídimo Ducto deferente
Funículo espermático Glândula Seminal
Ducto ejaculatório Próstata
Glândula Bulbouretral.
Testículos:
São órgãos pares,
esbranquiçados
e
ovóides,
com
aproximadamente 4 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro.
São os órgãos produtores dos espermatozoides, e que, a partir
da
puberdade,
produzem
também
um
hormônio,
a
testosterona, responsável pelo aparecimento dos caracteres
sexuais secundários masculinos.
O testículo é revestido pela túnica vaginal e pela túnica albugínea. A túnica albugínea emite expansões internas que dividem o testículo em 250 a 300 lóbulos do testículo em forma de cunhas. Cada lóbulo do testículo contém túbulos seminíferos, nos quais ocorre a espermatogênese.
1-Bexiga; 2-Osso