Trabalhos
Hábitos da vida moderna, como ficar sentado o dia inteiro em frente ao computador e ter um dia bem estressante, contribuem muito para o surgimento das dores musculares. Segundo dados da Organização Mundial da Saude, 80% das pessoas sofrem com dores nas costas em algum momento da vida. E a má postura é uma das principais causas. Deve-se cuidar da postura com caminhadas e alongamentos, que promovem a saúde e ajudam a combater lesões musculares.
A má postura é decorrente de alterações congênitas - como escoliose e dorso curvo - e estruturais, causadas por desequilíbrio muscular, podendo desencadear processos dolorosos e complexos referentes à estética corporal. Se detectado precocemente, o tratamento deve ser feito durante o crescimento do paciente e, em alguns casos mais sérios de alterações, ligadas à coluna vertebral, recomenda-se o uso de coletes e até mesmo cirurgias. A educação postural deve ser perseguida desde a infância, para evitar problemas na idade adulta.
Colunas com tendências cifóticas (encurvadas), com deformidades da escoliose (curvas da coluna de um lado para o outro), hiperlordose (nádegas arrebitadas)e a retificação da coluna (nádegas retas) são os tipos de má postura mais comuns. Para aqueles que almejam a boa postura é necessário procurar um profissional habilitado, que vai avaliar se a coluna é totalmente rígida ou, até mesmo, extremamente desalinhada.
O processo compara-se a uma barraca e a coluna ao mastro principal. Se este for torto, a barraca estará totalmente desalinhada. No entanto, mantendo-se a harmonia de suas cordas, certamente o conjunto estará em pé e sua função preservada. O mesmo ocorre com a coluna. Se os músculos funcionarem harmoniosamente, a postura melhora.
Alguns tratamentos existentes só aliviam a dor, não resolvendo sua causa.
O shiatsu e a acupuntura não atuam no desequilíbrio muscular a ser corrigido; já exercícios de fisioterapia, como métodos de manipulação vertebral, reeducação postural global (RPG),