Trabalhos
EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA
Company Presentation
Strategy and Business FISIOTERAPIA May, 2009
FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE Ana Paula Abud, Profa.
INTRODUÇÃO
Com o avanço das organizações de serviço de saúde no âmbito da construção do Sistema Único de Saúde (SUS), instituído pela Constituição Federal de 1988 sob o lema “Saúde é direito do cidadão e dever do Estado”, surge um novo desafio para a capacitação de todos os profissionais que atuam nos serviços de saúde pública e privada: A CAPACIDADE DE ATUAR EM PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE, O QUE INCLUI INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE QUALIDADE (BOSI, 1994; CANDEIAS, 1997; L’ABBATE,1997, 1999).
1
5/15/2012
INTRODUÇÃO À SAÚDE
A partir da concepção, adquirir conhecimento prático das atuações necessárias dos profissionais, com base na interdisciplinaridade pela busca da saúde da população e contribuir para o crescimento profissional. A saúde e a doença são os principais objetivos de estudo dos profissionais de saúde, sendo necessário o conhecimento dos principais conceitos: SAÚDE é um completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não meramente ausência de doença. Definição clássica da (OMS), adotada em sua Constituição em 1948.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
A educação em saúde é um processo dinâmico, no qual se pretende que as pessoas considerem a saúde como um valor, incentivando a utilização de serviços de saúde, bem como estimulando as pessoas a conseguirem saúde através de seus próprios esforços e ações. A prática do trabalho educativo ocorre através de modelos didáticopedagógicos sanitários, apresentando três modalidades de aplicação: 1. TRABALHO INDIVIDUAL, 2. TRABALHO DE GRUPOS ESPECÍFICOS E 3. TRABALHO COM A COMUNIDADE Segundo (DILLY; JESUS, 1995; SILVA, 1994).
2
5/15/2012
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
A educação em saúde pode ser entendida como qualquer atividade relacionada com a aprendizagem, desenhada para alcançar saúde. Ela é, geralmente, desenvolvida através do