Trabalhos
Weber em seu livro ¿A ética protestante e o espírito do capitalismo¿ levantou a tese de que as novas formas de se relacionar com o divino, instituíram novos valores sociais, econômicos, políticos e culturais que culminaram na formação de um novo modelo de sociedade, o capitalista. É uma leitura essencial para a compreensão da nossa realidade social. Vamos a ela?
Unidade 2 – O trabalho como elemento central na constituição do ser social
Antes de começarmos nossa discussão do trabalho do professor, acredito ser importante definirmos o que Marx pensa sobre o trabalho. Partimos do pressuposto de que é por meio do trabalho, no sentido marxista, que realizamos transformações intencionais, planejadas, que tem como resultado um produto real e concreto que antes só existia na mente humana. MARX (1985, p. 149), argumenta que é precisamente o trabalho que diferencia os homens dos outros animais quando afirma que:
O texto a seguir é um trecho clássico do livro O Capital de Marx quando ele define a concepção real do trabalho.
Uma aranha executa operações semelhantes as do tecelão, e a abelha envergonha mais de um arquiteto humano com a construção dos favos de sua colméia. Mas o que distingue, de antemão, o pior arquiteto da melhor abelha é que ele construiu o favo em sua cabeça, antes de construí-lo em cera. No fim do processo de trabalho obtém-se um resultado que já no início deste existiu na