Trabalhos
Grupo: Alesheyevna Pâmela e Ligya Marcelle
Professor: Philipe
Turma: 3.1 Vespertino
Respostas:
1. As principais mudanças são: a sociedade econômica, política, religião e a transição do feudalismo para o capitalismo. Isso faz com que surja a mentalidade antropocentrista, afirma que “O homem é o Deus de todos os seres materiais que ele trata, modifica e transforma". (MOUSNIER, Roland. História Geral das Civilizações. São Paulo, Difel, v. 9, p. 22)
2. A dúvida em Descartes tem um fim específico: separar o que é verdade(claro e distinto) do que é apenas especulação.
A dúvida fundamenta o método e tem por objetivo a busca da verdade/certeza. A perspectiva da dúvida cartesiana não conduz a ceticismo, mas ao conhecimento, até mesmo ao conhecimento do próprio Deus.
3. Locke foi o primeiro a definir o "si mesmo" através de uma continuidade de consciência. Ele contrariou os conceitos pré-existentes baseados no Cartesianismo, sustentando que nascemos sem ideias inatas, e que o conhecimento é, em vez determinado apenas pela experiência derivada da percepção dos sentidos.
4. Francis Bacon, questiona a mente humana e as suas falhas, afirmando que "o entendimento humano, de sua natureza peculiar facilmente supõe um maior grau de ordem e igualdade nas coisas do que realmente encontra”. E Hume acredita que o conhecimento tem por fundamento princípios da mente: impressões, ideias, imaginação, hábito e crença. A experiência seria assim, uma apreensão da realidade externa através dos sentidos que forma a base necessária de todo conhecimento.
5.
Empirismo
Matéria e espírito
Razão “discursiva” como conhecimento
Perspectiva quantitativa
Ciências exatas (Matemática)
Abstração (Pensamento)
Platão
Descartes e Leibniz
Nascimento das ciências
Racionalismo
Matéria(corpo)
Experiência gera conhecimento
Perspectiva qualitativa
Ciências naturais
Experiência
Aristóteles
Locke e Hume
O homem – “tabua rasa”
Trabalho de Socilogia
Grupo: