Trabalhos
“Tudo o que está no seu cérebro foi levado pelos órgãos do sentido. Ele apenas interpreta estes estímulos e nos devolve em forma de reações”
“Se pela manhã, ao abrir a janela, você achar que aquele sol vai tornar o dia brilhante e prazeroso, seu cérebro fabrica hormônios de altíssima qualidade que irão inundar sua corrente sangüínea. Se por outro lado, você achar que o sol vai tornar seu dia calorento e desagradável, seu cérebro fabrica um monte de porcarias e seu dia realmente será péssimo. Vai depender das mensagens que seus sentidos enviarem a ele”, exemplifica.
Portanto, felicidade nada mais é, que reações químicas.
“As pessoas associam a distância da felicidade à distância do dinheiro. Acham que para ser feliz é necessário um ganho material. Não entendem que felicidade é resultado de química pura no nosso corpo.”
Reação química do prazer – O beijo
Todos nós sabemos o quanto beijar na boca é bom e os seus inevitáveis efeitos, mas você sabe por que este inocente gesto desperta tanto prazer em nós?
Um estudo analisou várias reações químicas no momento do beijo e chegou a algumas conclusões muito interessantes. Eles descobriram, por exemplo, que as mulheres precisam de mais estímulos, além de um simples beijo para despertar tais reações. Fatores adicionais como uma atmosfera romântica e músicas são muito importantes.
Eles descobriram que o beijo reduz os níveis de cortisol (hormônio do estresse), em ambos os sexos e aumenta os níveis de oxitocina, hormônio ligado ao vínculo social, que motiva o beijo e o abraço.
Reação química do prazer – o chocolate
Tudo ocorre porque parte do nosso cérebro recebe uma bomba química logo na entrega do embrulho ao liberar neurotransmissores e hormônios, substâncias que provocam a felicidade, tanto em crianças quanto em adultos. "A surpresa agradável ativa a região do prazer, no centro do cérebro. Essa sensação é semelhante à proporcionada pelo consumo de