Trabalhos
Alter do Chão
Ana Carolina Toranzo de Souza Turma: 201
Enquanto boa parte do mundo já encontra- se em estado de alerta em razão da falta de água potável, como é o caso da África Subsaariana e alguns países asiáticos, uma reserva subterrânea situada em plena Amazônia pode ser a maior do planeta, graças a um volume de 86 mil quilômetros cúbicos de água doce, o equivalente para abastecer a população mundial até 100 vezes. O Aquífero Alter do Chão é uma reserva de água subterrânea localizada sob os estados do Pará, Amapá e Amazonas. Ele já era conhecido pelos cientistas, mas ainda era desconhecida a quantidade de volume de água que ele guardava.
O aquífero Alter do chão recebeu esse nome pelo ponto de estudo estar situado nas proximidades da cidade de Alter do Chão, uma cidade turística próxima de Santarém.
Depois das geleiras, a água existente na Amazônia representa um quinto de toda a água doce do mundo. Os rios e lagos presentes na paisagem amazônica é apenas uma pequena parcela de toda água potável que há na região.
Temos também o Aquífero Guarani é um dos maiores aquíferos do mundo, cobrindo uma superfície de quase 1,2 milhões de km². O Guarani é um aquífero do tipo poroso e confinado por cerca de 90% da sua área total. Ele encontra-se recoberto pelas espessas camadas de rochas basálticas da Formação Serra Geral.
O aquífero Alter do Chão, em comparação ao aquífero Guarani, é duas vezes maior em volume de água, tendo 86 mil km³ contra 46 mil km³ pertencentes ao aquífero Guarani.
O aquífero Guarani é maior em extensão e está situado no centro-sul do Brasil e nas regiões da Argentina, Paraguai e Uruguai.
Comparando os dois aquíferos, em nível de acessibilidade, o Guarani está sob uma camada rochosa, o que dificulta a sua exploração e renovação natural; já o Alter do Chão está sob uma camada de terra arenosa, em épocas de precipitação, a água da chuva cai no solo,