A educação e ti
Mídias na Educação - Ciclo Avançado - Quarta Oferta
Modulo Vivenciando o Desenvolvimento de Projeto com Mídias Integradas na Educação
Atividade – Concepções de Ensino
ANTONIO CLAUDIANO MATIAS OLIVEIRA
QUIXADÁ – CE
2013
Conhecer as diferentes concepções de ensino e aprendizagem é fundamental para refletir e buscar argumentos para utilizar a “metodologia mais adequada” no processo de ensino levando em conta que todo ser humano nasce apto a aprender, necessitando de estímulos internos e externos. Tais concepções, de certa forma, se adéquam a algum momento durante este processo, vejamos a seguir a teoria e a prática:
Na abordagem tradicional o educador, cujo papel é mediador entre cada educando e os modelos culturais, tem o conteúdo pronto, onde o estudante está limitado a escutar, memorizar, a avaliação é realizada predominantemente visando a exatidão da reprodução do conteúdo, na prática, nossas escolas estão lotadas desta prática, é o que se ver diariamente em nossas salas de aula.
Segundo os behavioristas a aprendizagem é uma aquisição de comportamento através de relações entre Ambiente e Comportamento, ocorridas numa história de contingências, aqui o foco é o comportamento do indivíduo, onde o mesmo é ativo em todo o processo, a aprendizagem é vista no comportamento adquirido. Observando a prática, muitos dos nossos docentes não valorizam esse tal comportamento, pois não conseguem enxergar o estudante como um ser ativo nesse processo, enraizando o modelo tradicionalista.
Nas abordagens cognitivas, a importância dos processos mentais no processo de aprendizagem é enfatizada e ser humano não pode ser considerado um ser passivo. É um processo dinâmico, centrado nos processos cognitivos segundo a linha: individuo-informação-codificação-recodificação-processamento-aprendizagem. O papel do professor é fundamental. Interessante abordagem a ser