Trabalhos
INTRODUÇÃO:
O esqueleto apendicular que inclui os Membros Superiores e Membros Inferiores liga-se ao esqueleto axial através das cinturas escapular e pélvica.
CINTURA ESCAPULAR:
É constituída por ossos que apresentam estrutura em formato de um cinto ligando os Membros Superiores ao Esqueleto Axial.
A cintura escapular é formada por:
2 Escápulas (direita e esquerda)
2 Clavículas (direita e esquerda)
LOCALIZAÇÃO:
Está localizada na parte superior do tórax e ligada na frente ao esqueleto axial com a extremidade medial de cada clavícula ao manúbrio do osso esterno;
Posteriormente é fixada por músculos, mas não faz contato direto com as costelas;
Lateralmente articula-se com o acrômio da escápula.
O fato de a cintura escapular estar articulada ao tórax somente por meio da articulação da clavícula com o osso esterno e com a massa muscular na região posterior, confere, portanto a articulação do ombro (úmero com a escápula) extrema mobilidade, permitindo muitos movimentos do úmero classificado como a articulação que possui maior amplitude articular do corpo.
CLAVÍCULA:
A clavícula forma a porção ventral ou anterior da cintura escapular.
É um osso par, longo com um formato de “S” , situado quase horizontalmente acima da 1ª costela.
Apresenta duas extremidades e um corpo, sendo que possui duas vistas:
VISTA ÂNTERO-SUPERIOR:
- Extremidade Esternal ou Medial: apresenta uma superfície globosa ou arredondada, articula-se com o esqueleto axial através do manúbrio do osso esterno.
- Extremidade Acromial ou Lateral: apresenta uma superfície achatada que se articula com o acrômio da escápula. VISTA PÓSTERO-INFERIOR:
- Sulco para o músculo subclávio;
- Tubérculo conóide, onde se fixa o ligamento conóide.
ESCÁPULA:
Não apresenta qualquer fixação direta ao esqueleto axial (osso com osso), estando articulado somente através da clavícula, ou seja, indiretamente.
Na posição ereta