trabalhos
Geometria, que significa medir a terra, é muito utilizada em todas as áreas da engenharia. De acordo com Santos “O homem a cada ano que passa vem aprimorando as formas com que constroem porque retoma as formas geométricas”.
Conforme Lewis A engenharia de estrutura estuda o design e análise da estrutura que suporta cargas, incluindo prédios, máquinas e veículos. Grande parte do trabalho do engenheiro está focado em garantir a segurança quando as pessoas estão usando a estrutura; geralmente isso é conseguido fazendo a estrutura resistente o suficiente para cargas além do normalmente esperado. A geometria, ramo da matemática que estuda as formas, medidas e posição relativa é uma ferramenta vital para os engenheiros.
A geometria por estudar as formas, medidas e posições é um dos ramos da matemática mais ligado à engenharia civil.
Os engenheiros devem calcular os ângulos usando a geometria, para garantir que o prédio esteja seguro e terá as medidas apropriadas. Por exemplo, uma rampa de acesso para deficientes deve ter um ângulo de subida que não seja maior que 10 graus; o engenheiro irá manipular altura e comprimento da rampa até que, pela trigonometria (uma subdivisão da geometria), a rampa tenha o ângulo apropriado.
A Geometria também é muito relacionada à engenharia, por causa de suas escalas, ângulos e várias formulas de ver o mesmo objeto.
Existem várias geometrias, Geometria descritiva, Geometria Analítica, Geometria Plana, Geometria, etc. “A Geometria Descritiva é a ciência que tem por fim representar num plano as figuras do espaço de maneira tal que nesse plano possam resolver todos os problemas relativos a essa figura”. A Geometria Analítica se diferencia das outras geometrias pela forma com que é representada. A Geometria Analítica surgiu posteriormente com Descartes no século XVII. Em seu livro o discurso do método publicado em 1637, Descartes propõe encontrar um método