trabalhos
Funções oxigenadas Para início de conversa...
Você sabe como o álcool pode interferir na nossa saúde? Não? Então vamos conversar a esse respeito.
Primeiramente, vamos acompanhar a trajetória do álcool no corpo humano: quando ingerido, é absorvido inalterado pelo estômago, levando, aproximadamente, dez minutos, após sua ingestão, para ser detectado no sangue.
Uma pequena parte do álcool ingerido é eliminada diretamente pelos pulmões, pelo suor e pela urina. O restante é rapidamente metabolizado no fígado, onde é transformado em gás carbônico e água, ou seja, o papel do fígado é “se livrar” do álcool ingerido.
Quando o álcool é metabolizado, ocorre uma liberação de energia pelas células do fígado. No entanto, a “energia alcoólica”, ao contrário das outras fontes de energia que vêm dos alimentos, (como os lipídios e glicídios), não é armazenada de forma eficiente, dissipando-se com o calor. O álcool é, por isso, chamado fonte de “caloria vazia”, ou seja, não aproveitável bioquimicamente.
O consumo prolongado de álcool provoca inúmeros problemas de saúde.
Veja alguns exemplos:
– Cirrose hepática: inflamação no fígado que leva à falha em seu funcionamento e pode causar a morte.
– Gastrite: inflamação no estômago; provoca muita dor e em alguns casos hemorragia (sangramento).
– Desnutrição: o álcool interfere diretamente na absorção de vitaminas, bem como na excreção aumentada desses nutrientes. Assim, nem mesmo uma dieta alimentar adequada protege quem consome álcool de complicações orgânicas, pois o aproveitamento dos alimentos ingeridos é insatisfatório.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias • Química
97
Os problemas relatados podem regredir. Basta cessar o consumo de bebidas alcoólicas e fazer uma dieta alimentar.
Quer saber o que esta história tem a ver com esta unidade? Nela, você vai aprender sobre as principais funções orgânicas oxigenadas, e o álcool é uma delas, bem como suas características