trabalhos
Segundo Bob Willard, poucas empresas estão assumindo uma postura de liderança no campo da nova economia e enfatiza a necessidade de ampliar a participação empresarial nesse cenário sob pena de a transição para a sustentabilidade não se efetivar. Esse movimento, afirma o autor, depende essencialmente dos chamados lideres da sustentabilidade, ou seja de pessoas nos vários escalões das empresas que “aspiram persuadir suas companhias a se tornarem empresas sustentáveis modelo”. Os lideres da sustentabilidade promovem um dialogo que cria as mudanças culturais e as transformações na gestão necessárias para que as empresas sejam realmente sustentável. Para Willard a alta administração tem de ser convencida de que investimentos em treinamentos voltados para sustentabilidade geram ganhos em eficiência, valor de mercado, mitigação de riscos e reputação.
Bob Willard (2009)
Disciplina Responsabilidade social e meio ambiente
A disciplina de responsabilidade e meio ambiente contribui para conscientizar que a sustentabilidade não se refere somente a um problema ambiental, mas também a um problema econômico para a sociedade e empresas visto que o setor empresarial é um dos maiores contribuintes para degradação do meio ambiente e precisam de desenvolvimento de atividades sustentáveis no intuito de diminuir os impactos causados á natureza. Ao tomar a sustentabilidade como objetivo de suas atividades, a empresa modifica a maneira como se relaciona com os envolvidos em seu processo de produção.
A sustentabilidade da empresa não se resume somente ao bom desempenho econômico, mas na melhoria das condições de vida da população, a inclusão social empresarial e na redução dos danos causados ao meio ambiente. A empresa deve analisar seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável e desenvolver projetos e parceiras com entidades para auxiliar na inclusão social e contra a desigualdade social.
As novas ideias