trabalhos
Em prognóstico divulgado pela Funceme para os meses de março a maio, a probabilidade de chuvas abaixo da média é de 40%. O percentual é o mesmo da previsão anterior. Cenário para 2015 também não é animador
As previsões abrangem trimestres diferentes e são atualizadas com a reavaliação das condições atmosféricas e dos oceanos Atlântico e Pacífico. “Comparando os dois prognósticos deste ano, há uma pequena melhoria em relação ao anterior. Mas se pensarmos na segurança hídrica, as chuvas ficando em torno da média não produzem aporte para o abastecimento do Estado”, avalia Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.
Ainda segundo ele, a Região dos Inhamuns aponta chances de ter chuvas dentro da média histórica. A previsão passada trazia perspectiva de chuvas abaixo da média. “Mas mesmo a média para essas localidades é muito baixa. O cenário continua preocupante”, pondera. http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/02/25/noticiasjornalcotidiano,3211838/nova-previsao-confirma-maior-probabilidade-de-seca.shtmlO Ceará enfrenta a pior seca dos últimos 26 anos. Muitas comunidades só têm água dos carros-pipa.Sem chuva há quatro meses, a água se tornou tão rara no sertão do Ceará que precisa ser protegida como objeto precioso. A dona de casa Isvaneuda Jorge de Paiva mantém a cisterna assim porque pagou para ser abastecida."Daqui para o fim do ano é a gente botar água, pagar direto, que não tem da onde a gente tirar", contou.
O que sobrou nos açudes não serve pra consumo humano. "A gente vem todo dia pegar água para as vacas, bota três carroças dessas", disse o agricultor Almir Alves da Silva.
Mas, ainda é no rio que o pescador busca alimento, agora, sem precisar de vara nem anzol. "A gente leva pra casa, mistura com feijão e come com farinha", disse o pescador João Gomes Barroso.
Em comunidades de 60 municípios é o carro-pipa que leva água para os moradores. "Água do carro-pipa a gente está usando pra