Trabalhos
Alunos: Analu Esser – Denize Gomes – Eddye Maykel – Ewerton Patrick – Julia Bressanelli - Roberta Soares
Turma: 2º01
Disciplina: Geografia Professor: Diego
Modelo Fordista
Florianópolis, 01 de Novembro de 2014.
Desenvolvimento
Fundado pelo norte-americano Henry Ford em 1903, Fordismo é a forma que denominamos o modelo de produção automibilística em massa. Foi um método que consistia em aumentar a produção através da eficácia que o produto realizava e baixando o preço do mesmo, resultava assim o aumento de vendas, que por sua vez, iria permitir manter baixo o preço do produto.
No século XIX surgiram os primeiros automóveis, porém eram tão lentos que se igualavam as carruagens. Desenvolveram então o motor a combustão, criado pelos alemães Benz e Daimler na última década do século XIX que foi o que incentivou o aperfeiçoamento dos automóveis.
Destacam-se dois modelos de fabricação: o artesanal de Rolls Royce, e o de construção de grandes séries de Henry Ford conhecido também como Fordista. No modo artesanal construíam-se e ajustavam-se as peças em cada carro, tornado-o mais caro, mas de maior qualidade.
Já o modelo Fordista, a fabricação em série implicou na qualidade dos veículos.
Na segunda década do século XX o automóvel ficou mais acessível ás pessoas, por estar com um preço mais baixo.
A popularização do veículo particular incentivou as pesquisas para o aprimoramento e melhorias de rendimento como o aumento de aceleração, velocidade, capacidade de carga, o que se traduziu no surgimento de novos problemas como o freio, perfil mais aerodinâmico, necessidade de tornar mais leve o peso. Assim, as montadoras iniciaram a corrida para oferecer novidades e captar clientes.
Com o acontecimento de crises da década de 70 houve uma tendência de redução da taxa de lucro das empresas, no entanto o modelo Fordista foi ameaçado, para superar essa situação, as empresas