trabalhos
Nas últimas décadas a Contabilidade de Custos deixou de ser uma mera auxiliar na avaliação de estoques e lucros globais, tornando-se uma importante peça de controle e decisão gerencial.
Com esse novo espaço a Contabilidade de Custos tem duas funções relevantes, ela auxilia no controle e ajuda às tomadas de decisões.
Na época atual, muitas empresas ainda passam por dificuldades de ajustamento e readequação de custos e preços de sua estrutura em função da globalização da economia. Muitas empresas, que não se reorganizarem e se readaptarem a esse novo ambiente competitivo, certamente não sobreviverão. E essa reorganização e readaptação estão diretamente inseridas na valorização ainda maior a Contabilidade, como a melhor ferramenta de controle e de avaliação de desempenho da gestão de um negócio empresarial existente na atualidade. (SANTOS ,2005, p. 17) Vale ressaltar que o objetivo da contabilidade de custos é prover o usuário (tomador de decisões) de informações relevantes e necessárias ao processo de tomada de decisão. A avaliação dos estoques e apuração do resultado econômico através do controle de custos, neste ciclo apresentado, cria condições para acompanhar o desempenho empresarial e vinculando as informações de custos ou vinculando a aplicação do ciclo da contabilidade de custos aos resultados pré-estabelecidos.
CONTABILIDADE DE CUSTOS NA REDE HOTELEIRA A competição do mundo globalizado tem provocado mudanças radicais nos processos e na mentalidade empresarial, fazendo com as empresas ajustem-se aos novos moldes que pede a concorrência, para que consiga estar e permanecer na frente. De um lado a empresa tem o mercado e a concorrência também atuando neste mesmo mercado, de outro lado a empresa necessita de informações de custos para analisar os reflexos de aumento e/ou redução de custos, preços etc.
A rede empresarial de hotelaria se enquadra nesse mundo de mercado competitivo e globalizado, tendo que buscar também formas