trabalhos
Ratings: (0)|Views: 14.621 |Likes: 46
Publicado porDanillo Nunes
See more 1
1. INTRODUÇÃO É definido como desequilíbrio ambiental qualquer alteração que ocorre em um ou mais elemento do ambiente. Diversos desequilíbrios acontecem atualmente,sendo classificados entre Naturais e Não-naturais.Os Desequilíbrios Ambientais Naturais são caracterizados pela ação da própria na natureza, ou seja, independentemente da ação ou reação humana, eles irão acontecer. Os Desequilíbrios Ambientais Não-naturais tem relação direta com os seres humanos, pois ocorrem em decorrência da ação humana no ambiente.Neste trabalho será apresentada uma breve definição e introdução aos desequilíbrios que mais ocorrem em nosso meio, tanto naturais, quanto não-naturais. 2
2. DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS NÃO-NATURAIS.
Causados pelas atividades humanas, os impactos ambientais não-naturais provocam mudanças no ambiente, principalmente de ordem física, química e biológica.
2.1 Queimadas e Desmatamento de Florestas.
As florestas em geral são o habitat natural de inúmeras espécies. As queimadas e o desmatamento, são uns dos principais fatores que auxiliam na destruição da biodiversidade existente, destruindo habitat de muitos animais, e os deixando sem alimento, ocasionando em uma mudança drástica no ecossistema local, pois a retirada de florestas muda completamente o ambiente onde ela se localizava, e tal retirada também tem suas conseqüências globais, pois devido a queima dessa vegetação, é liberado gás carbônico, que é um dos principais componentes do efeito estufa. Além disso, sem a proteção pelas florestas fornecidas, ocorre o empobrecimento e conseqüentemente a erosão do solo,ocasionando também, o assoreamento de muitos rios.
2.2 Desequilíbrios em Ambientes Aquáticos.
Em geral, ecossistemas aquáticos possuem baixas porcentagens de nutrientes dissolvidos na água, o que ocasiona a limitação no desenvolvimento de produtores (plantas).
2.2.1 Eutrofização
É