112045080213
286 palavras
2 páginas
Anhanguera Educacional – Belo HorizonteRelatório – Química.
Foi verificado uma fração da substancia no filtro de papel após a primeira filtração, com a adição de mais 10 ml de agua em ebulição, também observado a permanência de parte da substância inicial introduzida no filtro.
Foi observado em cada etapa:
Uma concentração de Dicromato de potássio e de NaCl em uma etapa etambém um pouco de limalha de ferro.
Ao resfriar o dicromato e o NaCl e o restante dos componentes foi observado a decantação e a cristalização dos componentes previamente aquecidos.
O dicromato de potássio e o NaCl , se separaram da água.
Posteriormente foi realizado a filtragem do dicromato com NaCl e outros componentes, observou-se que no Becker ainda havia resíduos de dicromato.
Ao retirar da estufa verificou-se que ainda era necessário aquecer por mais um tempo e a mistura foi novamente enviada à estufa por mais 20 minutos.
Ao aquecer a mistura, evaporou-se H20 e inicialmente o objetivo era apenas a obtenção de NaCl, no entanto verificou-se uma contaminação por dicromato de potássio, pois, o restante da sobra tinha cor alaranjada.
Houve um aumento significativo na massa de areia de 10g para 14,55g. houve redução na massa de NaCl de inicialmente 5g para 3.37g, dicromato de potássio de 5g para 3.12g e aumento na limalha de ferro de 5g para 5.74g
As frações obtidas não são de substãncias completamente puras, pois, ouve contaminação pelo dicromato de potássio.
Há vantagens de se separar as substãncias pelo método de aquecimento, no entanto, se perde água. Já pelo método de separação fica limitada apenas às partículas sólidas. Pelo método de decantação, só é realizável entre partículas solidas e líquidas.
Bibliografia:
Apostila sobre separação de misturas.