Trabalhos
A estrutura de mercado está sobre três características fundamentais na estrutura de uma empresa: número de firmas produtoras no mercado; diferenciação do produto; existência de barreiras á entrada de novas empresas. No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas três características, são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio. No mercado de fatores de produção, são definidas as formas de mercado em concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopólio e oligopólio no fornecimento de insumos.
Para a concorrência pura ou concorrência perfeita ela é um tipo de mercado no qual há grande número de vendedores (empresas), de maneira que, isoladamente, isso não afeta no mercado nem, consequentemente, o preço de equilíbrio dela. O grande número nesse mercado faz que ela seja apenas um tomador de preço, ou price-takers. Esse tipo de mercado prevalece com as seguintes premissas:
Mercado atomizado: Ela é composta por grande número de empresas, como fossem “átomos”;
Produtos homogêneos: Quer dizer que, não existe diferenciação entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes;
Não existem barreiras para ingresso de empresas no mercado;
Transparência do mercado: São todas as informações sobre os lucros, preços etc. que são também conhecidas como participantes do mercado.
Concorrência pura ou perfeita
Uma característica do mercado em concorrência perfeita é que, no longo prazo, não existe lucros extras ou extraordinários (em que as receitas superam os seus custos), mas ela é apenas chamada de lucros normais, no qual representam a sua remuneração implícita do empresário. Em concorrência perfeita, como o mercado é transparente, se existir um lucro extraordinário a curto prazo, ele trairá novas firmas para o mercado, pois também não existe barreira ao acesso. Com o aumento da oferta de mercado (devido ao aumento no número de empresas), os preços de mercado