Trabalhos
1.1 O Sistema Internacional
Os mais diversos sistemas de medidas foram inventados ao longo da história, desde o início das civilizações mais organizadas. Durante vários séculos, cada região teve seu próprio sistema de medidas. Unidades de medida eram definidas de maneira arbitrária, variando de uma região para outra, dificultando as transações comerciais e o intercâmbio científico entre elas.
Em 1960 foi criado o Sistema Internacional (SI) de Medidas, um sistema único e coerente, de modo a ser adotado mundialmente. Este sistema é derivado do sistema métrico decimal, que teve origem na época da Revolução Francesa, que tinha por base o metro e o quilograma, chamado assim, pois tem seus múltiplos e submúltiplos como potências da base 10. Em 1962 o Sistema Internacional foi adotado também pelo Brasil e tornou-se de uso obrigatório em todo o Território Nacional.
As sete unidades de base do SI, chamadas de grandezas fundamentais ou básicas, listadas na tabela
I, são: comprimento, massa, tempo, corrente elétrica, temperatura termodinâmica, quantidade de substância e intensidade luminosa. Elas fornecem as referências que permitem definir todas as outras grandezas físicas. A padronização das grandezas fundamentais evolui de modo a acompanhar as crescentes exigências mundiais demandadas pelas medições, em todos os níveis de precisão, em todos os campos da ciência, da tecnologia e das atividades humanas.
Tabela I - As sete unidades de base do SI, suas unidades e seus símbolos.
Grandeza
Unidade, símbolo: definição da unidade
comprimento
metro, m: O metro é o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 do segundo.
massa
quilograma, kg: O quilograma é a unidade de massa, igual à massa do protótipointernacional do quilograma.
tempo
segundo, s: O segundo é a duração de 9 192 631 770 períodos da radiação correspondente à transição entre os dois níveis hiperfinos