trabalhos
É necessário termos algum tipo de repertorio comportamental dentro das limitações fisiológicas, para que possamos fazer aproximações sucessivas para que aos poucos cheguemos a um repertório mais funcional para determinada situação, um comportamento "final".
Uma criança geralmente quando começa a falar começa com pequenas silabas como PA PA o comportamento é reforçado com sorrisos, com parabéns dos pais e outros. A criança aos poucos começa a modelar esse comportamento até que chegue na verbalização PAPAI.
Imagina como seria complexo para uma criança sair já falando papai de primeira.
Assim como para nós seria muito difícil cantar uma musica em outra língua e que não tem similaridade com a nossa.
A Análise Comportamental da Cultura constitui um campo de estudos recente na
Análise do Comportamento e teve seu início marcado pela formulação do conceito de metacontingências por S. Glenn. Estudos experimentais acerca de processos comportamentais no terceiro nível de seleção têm procurado aferir correlatos no nível cultural de processos já conhecidos relativos ao comportamento de organismos individuais. O presente trabalho constitui uma iniciativa desse tipo, tendo como foco o procedimento conhecido como aproximação sucessiva. Realizou-se um experimento para avaliar os efeitos de um procedimento de aproximação sucessiva sobre a seleção de uma prática cultural complexa.
O procedimento consistiu em aumentar gradualmente a complexidade ambiental
(aumento gradual dos critérios de produção da conseqüência cultural). Os resultados indicaram a eficácia do procedimento de aumento gradual da complexidade ambiental para a “modelagem” de contingências comportamentais entrelaçadas (CCEs) não produzidas pela exposição direta à metacontingência mais