TRABALHOS
Estudando-se o surgimento dos hospitais, têm-se vários fatos a serem analisados. Historicamente, antes do período da emergência da medicina científica, o hospital era basicamente um local que se destinava ao abrigo de pobres e doentes que não tinham condições de tratamento domiciliar, procurando as instituições para receber o devido cuidado ou o último sacramento e morrer.
Nessa fase da história, entra a personagens historica Florence Nightingale na guerra da crimeia e mais tarde Anna Nery na guerra do Paraguai. Foram precursiras de devido o avanço tecnológico e social a instituição hospitalar elaborou estratégias que visava o bem estar do cidadão, criou-se novos pensamentos e preocupações acerca do binômio, saúde-doença, ou seja, implemento de um ambiente de atenção em saúde com enfoque às resoluções de agravos e cura.
Nessa nova concepção de pensar, o médico especialmente, se torna um profissional liberal e a enfermagem gradativamente se profissionaliza, instituindo distinções entre enfermeiras auxiliares e técnicas e as de curso universitário. Assim, como as mulheres foram adquirindo espaço no cuidado, os homens também foram inserindo-se na enfermagem, formando outra mentalidade e imagem das duas profissões. Buscando hoje aperfeiçoar-se e melhorar cursando , garduações ,mestrados e doutotados, O retraimento de outros tempos deu lugar a uma postura mais altiva e voluntariosa. A profissão ganhou espaços mais nobres e generosos, como reconhecimento por sua presença institucional e pela importância de seu trabalho na sociedade.
O enfermeiro no ambiente hospitalar tem a função de informar e orientar o paciente e seus familiares a respeito de seu tratamento e procedimentos realizados, de uma maneira acolhedora, estabelecendo a relação de apoio e amor com o próximo. Os procedimentos realizados com os pacientes fazem parte das rotinas hospitalares no sentido de promover o restabelecimento físico e emocional.
Para a equipe de