Inversor CC-CC boost
Miguel Ribes Weirich1
1 Acadêmico do Curso de Engenharia Eletrônica – UCPel, Pelotas, RS e-mail: miguelweirich@gmail.com
Resumo - Este texto apresenta um comparativo entre um circuito integrado e um circuito com componentes discretos operando como um conversor CC-CC do tipo Step Up ou Boost, avaliando qual a melhor opção a ser escolhida quando for necessário utilizar esta tecnologia em um projeto.
Abstract - This paper presents a comparison between an integrated circuit and a circuit with discrete components operating as a DC-DC converter type Step Up or Boost, evaluating what is the best option when this technology will be necessary in a project.
(Palavras-chave: Conversor, Step Up, comparativo).
Introdução
Conversores CC-CC são, por definição, circuitos eletrônicos que convertem uma tensão ou corrente continua com uma determinada amplitude em uma tensão ou corrente contínua com amplitude diferente. Existem diversas formas de se fazer uma conversão CC-CC, desde um simples divisor de tensão até circuitos complexos compostos por unidades de chaveamento e redes RLC.
Conversor boost ou elevador de tensão são conversores chaveados que apresentam uma tensão de saída superior da de entrada. O circuito básico de um conversor elevador de tensão está demonstrado na figura abaixo.
Figura 1: Diagrama do circuito boost.
Na prática um conversor elevador assim como outros tipos de conversores e fontes chaveadas possuem diversos elementos críticos para os quais os projetistas devem estar atentos.
Durante esse relatório serão avaliados alguns aspectos como, por exemplo, a dificuldade de implementação, o valor do projeto, a estabilidade e as dimensões de ambos os circuitos. Após esta análise será fácil escolher qual a melhor opção.
Comparação
Primeiramente falaremos a respeito do circuito integrado LM2577. Ele é um regulador de tensão elevador que pode