trabalhos
Os escravos foram utilizados principalmente na agricultura ,na atividade açucareira e na mineração. Alguns deles desempenhavam também vários tipos de serviços domésticos.
Eram proibidos de praticar sua religião de origem africana ou de realizar suas festas e rituais africanos. Tinham que seguir a religião católica, imposta pelos senhores de engenho, adotar a língua portuguesa na comunicação. Mesmo com todas as imposições e restrições, não deixaram a cultura africana se apagar. Escondidos, realizavam seus rituais, praticavam suas festas, mantiveram suas representações artísticas e até desenvolveram uma forma de luta: a capoeira.
As mulheres negras também sofreram muito com a escravidão, embora os senhores de engenho utilizassem esta mão-de-obra, principalmente, para trabalhos domésticos. Cozinheiras, arrumadeiras e até mesmo amas de leite foram comuns naqueles tempos da colônia.
O transporte era feito da África para o Brasil nos porões do navios negreiros. Amontoados, em condições desumanas,eles super lotavao os porões dos navios de negros e africanos colocando-os a venda de forma desumana e cruel por toda a região da America muitos morriam antes de chegar ao Brasil, sendo que os corpos eram lançados ao mar.
Sobre este tema, é difícil não nos lembrarmos dos capitães-de-mato que perseguiam os negros que haviam fugido no Brasil, dos Palmares, da Guerra de Secessão dos Estados Unidos, da dedicação e idéias defendidas pelos abolicionistas, e de muitos outros fatos ligados a este assunto.
Apesar de