arquitetura
8° PERÍODO
1) O “espaço” é o protagonista da arquitetura. Explique.
O espaço é o fator que diferencia a arquitetura das representações em forma de pintura ou escultura, é a arte em que é preciso vivenciar, andar por ela para poder apreciar toda sua beleza e magnitude, é o espaço em que a pessoa se sente confortável.
2) O “espaço interior” da arquitetura pode ser representado?
Não pode ser representado perfeitamente por nenhuma outra forma, deve ser vivido e apreciado de perto por uma experiência direta.
3) Quantas dimensões têm o espaço arquitetônico?
Possui 3 dimensões, que definem o involucro que encerra o espaço. Mas a representação do espaço em si, na arquitetura, transcende os limites da quarta dimensão.
4) O que é arquitetura?
A definição mais precisa que se pode dar atualmente da arquitetura é a que leva em conta o espaço interior. A bela arquitetura será a arquitetura que tem um espaço interior que nos atrai, nos leva, nos subjuga espiritualmente; a arquitetura feia será aquela que tem um espaço interior que nos aborrece e nos repele. O importante, porém, é estabelecer que tudo o que não tem espaço interior não é arquitetura. Por sua vez, a arquitetura é como uma grande escultura escavada, em cujo interior o homem penetra e caminha.
5) Quais são as formas de representação do espaço arquitetônico?
Em plantas, fachadas e seções; maquetes, fotografias, cinematografias. Mas nada que substitua a sensação de estar no local presenciando a arte, de fazer parte e apreciar de perto o espaço arquitetônico.
6) O Partenon em Atenas (447 – 432 a.C.) é considerado uma obra de arquitetura? Explique.
Não, pois ele foi construído em dedicação a deusa grega Atena, não era permitido a entrada de pessoas que não fossem dignas, portanto, seu espaço interno não era arquitetônico, pois não atraia as pessoas, não tinha o objetivo de proporcionar conforto e bem estar.
7) Quais