Trabalhos
VILA VILHA-ES
2013
Há uma visão da fenomenologia, na abordagem humanista que vem retratar sobre diferentes pontos de vista deste assunto. Segundo o artigo, a fenomenologia seria uma forma de se fazer filosofia, ressaltando que não seria um único método para chegar ao mesmo objetivo, de forma ampla, pode ser considerado um dos métodos, mas não com o mesmo propósito.
O fundador do movimento fenomenológico Edmund Husserl, que possuía caminhos de conhecimento diferentes para este estudo. Como ciência positivista em que estava relacionada com fatos, mensuração e verificações dando ênfase nos resultados em relação às maquinas, devido a nova tecnologia implantada na época, na qual gerou grande repercussão. Esta evolução tecnológica fez com que a rotina mudasse, sendo assim, substituía o trabalho manual, pela máquina, em que a tecnologia impactava a sociedade. O outro seria filosofia, sendo dividida por diferentes propostas e pensamentos com diferentes teóricos, com uma vasta apresentação de conteúdos. Todo esse processo havia gerado grande dificuldade em seguir uma única teoria devida às diferenças apresentadas.
Husserl vem tratar das questões do ser humano em que suas realidades não são como método apresentado no laboratório, porém ele diz que ao se estudar este tipo de ciência com o ser humano não é possível apresentar um teoria de forma experimental, porque os estudos com o individuo envolve experiência de vida, e não experimento.
Segundo Husserl afirma que “Se o homem pudesse considerar sua experiência, com tudo que nela esta implicado, abstendo do julgamento espontâneo da realidade que ela encerra, ele poderia chegar a conclusões seguras a cerca do conhecimento e seu alcance”. (Husserl)
Assim denominou de filosofia como ciência rigorosa e de fenomenologia.
É apresentado outro método para se entender fenomenologia, o de mundo vivido, experiência pré-reflexiva, o