Trabalhos
A aula prática de embriologia tinha por objetivo realizar uma analise microscópica da estrutura embrionária constituintes de aves. Foram selecionados ovos do galinheiro da universidade e colocados em uma chocadeira que proporciona as devidas circunstâncias para que o ovo se desenvolva. Porém a analise não foi possível, devido ao não desenvolvimento embrionário do novo ser pelo motivo da não fecundação do ovo.
Introdução A formação do ovo inicia-se quando um óvulo ( gema), é liberado do ovário da galinha. Após a liberação, esse óvulo percorre um canal chamado oviduto passando por várias partes com determinada função: * Infundíbulo: região do oviduto a gema fica depositada logo após deixar o ovário, para que haja fecundação, caso a galinha tenha acasalado. * Magno, é a região onde recebe as camadas de albúmen que irão formar a clara. * Istmo, região que adiciona água ao albúmen e aumenta o volume da clara .O ovo também adquire as membranas internas e externas que irão recobrir a casca. * Útero, há formação da casca calcária.
Do útero, ele parte para a vagina e é expulso pela cloaca da galinha. Em cerca de 24 horas, o ovo está formado e pode ser recolhido pelo granjeiro.Fecundado ou não o ovo segue o caminho pelo oviduto até alcançar a cloaca e ser posto pela galinha.As células embrionárias se conseguem diferenciar para a formação de um ser durante 21 dias seguindo as condições de choco. O choco é um processo fisiológico natural que ocorre nas aves e que possibilita o fornecimento de condições naturais favoráveis (temperatura, umidade, viragem e ventilação) para o desenvolvimento do embrião dentro do ovo. Atualmente, nas galinhas selecionadas, a choca natural foi substituída pelas incubadoras artificiais que simulam as condições de choco natural permitindo o desenvolvimento adequado.
Parte experimental
Foram utilizados no experimento os seguintes materiais: * Tesoura, * Placas de Petri *