trabalhos
Personagens :
- Brás Cubas : pegar com o ro
- Sabina : irmã de Brás Cubas, casada com Cotrim, como o irmão, valoriza mais o interesse pessoal e a posição social do que amizade ou laços de parentesco. Trecho 1: “— Deixa, Cotrim, disse minha irmã ao marido; vê se ele quer ficar também com a nossa roupa do corpo; é só o que falta.”
Trecho 2: “— Isto não pode continuar assim, disse ela; é preciso que, de uma vez por todas, façamos as pazes. Nossa família está acabando; não havemos de ficar como dois inimigos.”
- Cotrim : cunhado de Brás Cubas, Ele é um sujeito interesseiro, traficante de escravos e cruel com eles, mandando-os castigar até correr sangue. Quieto, seco e avarento, porém de ótimo caráter. Era trabalhador, um bom homem e inicialmente mal julgado por Brás Cubas. Trecho 1 : “(...) Era um bom rapaz este Cotrim; passara de estróina a circunspecto. Agora comerciava em gêneros de estiva, labutava de manhã até à noite, com ardor, com perseverança. De noite, sentado à janela, a encaracolar as suíças, não pensava em outra coisa. Amava a mulher e um filho, que então tinha, e que lhe morreu alguns anos depois. Diziam que era avaro. (...)”.
Trecho 2 :“(...) Talvez pareça excessivo o escrúpulo do Cotrim, a quem não souber que ele possuía um caráter ferozmente honrado. Eu mesmo fui injusto com ele durante os anos que se seguiram ao inventário de meu pai. Reconheço que era um modelo. Argüiam-no de avareza, e cuide que tinham razão; mas a avareza é apenas a exageração de uma virtude e as virtudes devem ser como os orçamentos (...). Como era muito seco de maneiras tinha inimigos, que chegavam a acusá-lo de bárbaro. (...)”. - Tinha mania de exibir a todos suas obras de caridade. Trecho 3 : “(...) Não era perfeito, decerto; tinha, por exemplo, o sestro de mandar para os jornais a notícia de um ou outro benefício que praticava, — sestro repreensível ou não louvável, concordo; mas ele desculpava-se dizendo que as boas ações eram contagiosas, quando