Resumo texto Plagio
O texto de Ken Kirkpatrick explora muito bem os tipos de plágios existentes (Direto, Mosaico ou referencia vaga ou incorreta), exemplificando-os , dando subsídios para as pessoas que leem seu texto entendam o que devem fazer para evitar de cometer plagio em seus textos quando utilizam citações ou textos como referencia. Essa forma de exemplificar e´ muito útil para quem esta começando a escrever e desconhece essas dicas de como evitar um plagio.
Na abordagem sobre “porque estudantes plagiam”, Ken Kirpatrick descreve muito bem os tipos de estudantes classificando-os em dois grupos, sendo o primeiro aqueles que não possuem o dom de escrever e por isso se torna muito mais fácil cometer um plagio através de copia parcial de algum texto e que aparentemente com alteração de algumas palavras um sentenças nunca irão perceber, ou o segundo grupo que por razões de insegurança por acharem que irão ter uma nota inferior ao que deveriam ou por falta de tempo plagiam para conseguir uma nota alta. Em ambos os casos o plagio ocorre e ele quer mostrar que em ambos os casos não se justifica fazer plagio de um texto de um outro autor para o beneficio próprio.
Concluindo, plagio é uma forma de desonestidade pois a pessoa esta escrevendo um texto baseado nas ideias de uma outra pessoa e querendo receber os creditos por isso sem citar ou fazer referencia que essas ideias foram baseadas em um determinado livro ou autor. Alem do mais quando se escreve algum texto e se referencia outros textos ou biografias onde as informações foram baseadas, ganha-se credibilidade e respeito.