Trabalhos
BIOGRAFIA
Fernando Collor de Mello nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de agosto de 1949, em uma família com tradição política. Conclui o estudo secundário em Brasília, em 1968, e cursou economia na Universidade de Brasília. Em 1973, assumiu o comando do jornal da família em Maceió, a Gazeta de Alagoas.
Iniciou sua carreira política como prefeito nomeado de Maceió em 1979 e, três anos depois, foi eleito deputado federal pelo PDS (Partido Democrático Social).
O CAÇADOR DE MARAJÁS
Em 1986, ganhou a eleição para governar Alagoas pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro). Durante sua gestão, ganhou popularidade nacional como o "caçador de marajás" - ele passou para a população a imagem de um político que lutava incessantemente contra a corrupção. Contra políticos e servidors públicos que recebiam salários extremamente altos.
AS ELEIÇÕES DE 1989
Em 1989, após vinte e nove anos, a população brasileira escolheria o novo presidente da República através do voto direto. Foi também a primeira eleição na qual uma mulher disputou o posto mais elevado da República - Lívia Maria do Partido Nacionalista (PN).
Nenhum candidato obteve a maioria absoluta dos votos válidos, a eleição foi realizada em dois turnos. Os dois principais candidatos eram Luís Inácio Lula da Silva, do PT, e Fernando Collor de Mello, do PRN. O primeiro turno aconteceu dia 15 de novembro de 1989 e o segundo no dia 17 de dezembro do mesmo ano. Collor assumiu o cargo adotando medidas econômicas drásticas e impopulares, como o bloqueio dos saldos das contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas.
PLANO COLLOR
Colllor de Mello tomou posse da cadeira de Presidente da República em 1990. Após sua posse, criou um plano de recuperação dae conomia arquitetado pela ministra Zélia Cardoso de Mello. Esse plano tinha como OBJETIVO por fim a crise, ajustar a economia e elevar o país do terceiro para o primeiro mundo. O cruzado é