Trabalhos
O Período Arcaico ocorreu entre 3200 a.C. e 2800 a.C., aproximadamente. Nesse período, os exércitos egípcios lutaram contra os núbios e os beduínos do deserto, pela posse de matérias-primas, como pedra, cobre e ouro. O Antigo Império, por sua vez, ocorreu entre 2800 a.C. e 2100 a.C., aproximadamente. Nesse período, o Egito foi um Estado pacífico e dedicado a construção de obras de drenagem e irrigação. Também foi nesse período que se construíram as grandes pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos. O Antigo Império terminou principalmente por causa do enfraquecimento da autoridade do faraó, diante do poder dos grandes proprietários de terra e dos chefes dos diversos nomos.
Médio Império e Novo Império
O Médio Império ocorreu entre 2100 a.C. e 1580 a.C., aproximadamente. Nessa época, príncipes do Alto Egito restauraram a unidade política do Império, erguendo Tebas como capital. Foi um período de boa administração e bastante prosperidade. O Médio Império terminou por causa de agitações políticas internas que enfraqueceram o país. Isso permitiu que o Egito fosse dominado pelos hicsos, povo nômade de origem asiática. Enfim, o Novo Império ocorreu entre 1580 a.C. e 715 a.C., aproximadamente. Nesse período, Tebas foi novamente a capital. Os hicsos foram expulsos e o Egito foi marcado por numerosas conquistas. Devido a novas agitações internas e novas ondas de povos invasores, o Egito entrou em decadência e foi conquistado sucessivamente pelos assírios (670 a.C.), pelos persas (525 a.C.), pelos gregos (332 a.C.) e pelos romanos (30 a.C.).
Legado Cultural
Além dos complexos rituais de mumificação, os egípcios deixaram várias contribuições culturais. Na escrita, desenvolveram três sistemas diferentes: o hieroglífico, considerado sagrado e usado pelos sacerdotes; o hierático, mais complexo e utilizado pelos escribas; e o demótico, mais simplificado e popular. No campo das ciências, os egípcios desenvolveram principalmente a aritmética,