Trabalhos
Energia solar consiste no aproveitamento da radiação solar emitida pelo Sol e que chega à Terra, atingindo o topo da atmosfera com uma potência térmica média de 1370 W/m². Se bem que nem toda a energia que chega ao topo da atmosfera a atravesse, ainda assim uma parte significativa dessa energia atinge a superfície terrestre.
Isto significa que mesmo num dia de Sol encoberto, temos disponível cerca de metade da radiação solar que se verifica num dia soalheiro. a energia solar térmica divide-se frequentemente em dois grupos: os sistemas activos e os sistemas passivos.
E quando se fala em energia, deve-se lembrar que o Sol é responsável pela origem de praticamente todas as outras fontes de energia. Em outras palavras, as fontes de energia são, em última instância, derivadas da energia do Sol.
É a partir da energia do Sol que se dá a evaporação, origem do ciclo das águas, que possibilita o represamento e a conseqüente geração de eletricidade (hidroeletricidade). A radiação solar também induz a circulação atmosférica em larga escala, causando os ventos. Petróleo, carvão e gás natural foram gerados a partir de resíduos de plantas e animais que, originalmente, obtiveram a energia necessária ao seu desenvolvimento, da radiação solar.
Finalmente, o termo ‘casa solar passiva’ significa um conceito arquitetônico global bem engendrado. Pode-se dizer que é preciso reunir à casa seu ambiente solar natural de maneira ótima no plano energético e estético.
Assim, trata-se de deixar entrar pelas janelas uma quantidade máxima de luz nos climas frios, e mínima nos climas quentes, dar uma capacidade de armazenamento inerente às paredes e outros elementos construtivos, associar, onde for possível, plantas, uma estufa ou jardim de inverno à parede onde há calor com o exterior.
Carros solares também