origem da vida e Citologia
Existem diversas teorias que tentam explicar a origem dos primeiros seres vivos. Até o século XIX considerava-se que toda forma de vida existente era obra de um Deus todo poderoso (criacionismo). No entanto, com o passar do tempo essa explicação não é mais satisfatória e surgem várias teorias alternativas baseadas na observação de fenômenos naturais e dos conhecimentos da época.
Criacionismo e fixismo:
Criacionismo é a teoria que considera que todos os seres vivos foram criados a partir de intervenção divina. Várias culturas e religiões seguem esta ideia. E, até pouco tempo atrás, esta era uma ideia também aceita no meio científico. Até o século XVIII a maior parte dos cientistas acreditava que cada espécie havia surgido na Terra independentemente, sem parentesco entre si e que suas características permaneciam inalteradas ao longo do tempo. A estas ideias, damos o nome de teoria fixista.
Abiogênese x Biogênese
Abiogênese: teoria que afirmava que a vida poderia surgir a partir da matéria inanimada, por geração espontânea.
Biogênese: teoria que afirmava que os seres vivos originam-se de outros seres vivos preexistentes e semelhantes, através dos processos de reprodução.
Experimentos de Needham e Spallanzani
O cientista inglês John T. Needham realizou vários experimentos em que submetia à fervura frascos contendo substâncias nutritivas. Após a fervura deixava os frascos em descanso por alguns dias. Depois ao observar ao microscópio, Needham notava a presença de microrganismos. Ele dizia que a solução nutritiva continha uma força vital responsável pelo surgimento dos microrganismos.O pesquisador italiano Lazzaro Spallanzani repetiu os experimentos de Needham , com algumas modificações e obteve resultados diferentes.
Ele colocou substâncias nutritivas em balões de vidro, fechando-os hermeticamente e submeteu-os a fervura. Deixou descansar por alguns dias então ele abriu os frascos e observou o líquido ao