Trabalhos
Pergunta: João Salgado é gerente de motores da BMZ. Sua responsabilidade é manter a fábrica funcionando regularmente e com eficiência. João está preocupado, pois não consegue alcançar os padrões alcançados por outras fábricas concorrentes, que atingem uma média de 10.000 motores anuais por empregado. João está tentando melhorar a produtividade de sua fábrica, que não chega a alcançar 7.000 motores por ano por empregado. O que fazer?
Resposta: João tem que organizar racionalmente o trabalho, analisar o trabalho do tempo e movimento para ver o porque não estão conseguindo alcançar a empresa concorrente. Tem que planejar melhor para melhor desenvolvimento do trabalho, dividir as tarefas de uma forma que todos podem ser mais eficientes, selecionar cientificamente os operários de acordo com suas aptidões e prepara-los e treina-los para produzirem mais e melhor de acordo com o método planejado. Ter o controle para se certificar que esta sendo executado o serviço como previsto e conseguir alcançar o seu objetivo.
Pergunta: A diretoria da J.J. Albano está frente a uma opção muito difícil. O crescimento da empresa e a expansão dos mercados estão exigindo uma nova postura para garantir a sobrevivência e o sucesso da organização. A empresa sempre foi centralizada e a matriz concentra todas as decisões e controles. Todavia, essa centralização tem trazido problemas de congestionamento e saturação de informações na cúpula, demora nas decisões, desconhecimento dos problemas locais, sobrecarga dos executivos da matriz, impotência dos executivos regionais para resolver problemas, falta de comprometimento dos funcionários que apenas executam e nada decidem, e problemas com clientes. O que fazer e como fazer?
Resposta: Para que as organizações consigam conquistar bons resultados e um bom ambiente de trabalho é preciso oferecer mais que uma remuneração boa para deixar os funcionários mais comprometidos. Para a melhoria da empresa