trabalhos
Trata-se de uma das principais e mais importantes vacinas que deve constar em qualquer esquema de vacinação para cães. A vacina v10, ou décupla como também é chamada, deve ser aplicada em cães filhotes e adultos e tem atuação abrangente no sistema imunológico do animal.
Esta vacina protege os cães contra 7 doenças, sendo:
Cinomose – inicialmente causa diarreia, vômito e falta de apetite. Pode evoluir para o pulmão, causar pneumonia e em sua última etapa, atingir o sistema neurológico, causando convulsões e alterações neurológicas, como tiques e espasmos.
Parvovirose - causa crises de diarreia e de vômito muito intensas, com perda de sangue. Destrói agressivamente a camada interna do intestino, fazendo com que os animais desidratem rapidamente, exigindo cuidado urgentíssimo.
Coronavirose – causa diarreia em forma de jatos, vômito, perda de apetite, lacrimejamento, febre e letargia. A diarreia geralmente possui coloração alaranjada, no entanto, sem odor fétido.
Adenovirose – o adenovírus tipo 1 provoca um quadro de hepatite infecciosa. O adenovírus tipo 2 provoca infecção respiratória.
Parainfluenza – causa problemas respiratórios, podendo se agravar em filhotes e animais debilitados.
Hepatite Infecciosa Canina – causa vômito, diarréia e aspecto amarelada na pele, na mucosa da boca e nos olhos. Pode ocorrer de forma hiperaguda e requer cuidado emergencial.
4 tipos de Leptospirose – causa diarreia, vomito, emagrecimento e a urina pode ficar mais escura. Afeta principalmente fígado e rins provocando lesões importantes. Esta doença é facilmente transmitida para outros animais e para o homem.
Se somarmos, veremos que o resultado compõe 10 antígenos vacinais de 10 vírus distintos, por isso o batismo “vacina v10″. A grande vantagem dessa vacina é que o cachorro recebe uma única agulhada para se proteger contra várias doenças, evitando desconforto para o animal (o seu cão receberá uma agulhada ao invés de sete).
Além dessa vacina, também