Polvo
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Cephalopoda
Subclasse: Coleoidea
Superordem: Octopodiformes
Ordem: Octopoda Polvo
Os polvos são moluscos marinhos da classe Cephalopoda, da ordem Octopoda (Oito Pés), possuindo oito braços com fortes ventosas dispostas à volta da boca. Como o resto dos cefalópodes, o polvo tem um corpo mole, sem esqueleto interno (ao contrário das lulas) nem externo, como o argonauta. Como meios de defesa, o polvo possui a capacidade de largar tinta, como camuflagem (através dos cromatóforos), e autotomia de seus braços.
Os polvos possuem oito braços, ao contrário das lulas e sépias, que, além dos oito braços, possuem dois tentáculos. O hectocótilo que atua na hora da reprodução é um braço modificado. Dado que os seus membros são usados na locomoção, também se pode referir aos polvos como octópodes.
Todos os polvos são predadores e alimentam-se de peixes, crustáceos e outros invertebrados, que caçam com os braços e matam com o bico quitinoso. Para auxiliar a caça, os polvos desenvolveram visão binocular e olhos com estrutura semelhante à do órgão de visão do ser humano, tendo percepção de cor.
Índice [esconder]
1 Etimologia
2 Defesa
3 Reprodução
4 Órgãos sensoriais
5 Inteligência
6 Pesca de Polvo em Portugal
7 Classificação
8 Referências
9 Ver também
10 Ligações externas
Etimologia[editar | editar código-fonte]
"Polvo" se originou do termo grego pól'ypous ("de muitos pés"), através do termo latino polypu1 .
Defesa[editar | editar código-fonte]
Um polvo escondido numa concha
Polvo de anéis azuis Hapalochlaena lunulata
Principalmente conhecidos pela capacidade de liberar uma tinta quando em fuga, os polvos possuem três mecanismos típicos de defesa: glândulas de tinta, camuflagem e autotomia dos braços.
A maioria dos polvos é capaz de liberar uma densa nuvem de tinta, que os ajudam a escapar de predadores. A principal substância da tinta é composta por melanina que